acif-premio-jornalismo-vencedores-jornalistas-finalistas-carlo manfroi story studio

Foram premiadas as melhores produções em TV, Rádio, Web e Impresso.

 

Os principais trabalhos jornalísticos sobre o desenvolvimento do comércio e indústria na Capital nos últimos cem anos foram destaque na 5ª edição do Prêmio ACIF de Jornalismo, na quarta-feira (30/09).

Os vencedores desta edição, que lembrou o centenário da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis, foram: Iuri Grechi, na categoria Telejornalismo; Paulo Clóvis Schmitz, na categoria Impresso; Joyce Reinert, na categoria Webjornalismo; e Cristian Delosantos, na categoria Radiojornalismo; que receberão uma viagem com acompanhante para Buenos Aires, na Argentina.

O Prêmio Especial do Júri ficou com Paulo Clóvis Schmitz, que assinou a reportagem para o Jornal Noticias do Dia sobre antigos comerciantes e lojas tradicionais do centro da Capital, e vai receber R$ 5 mil.  (lista completa de vencedores abaixo). A premiação foi entregue no dia do aniversário de Jerônimo Coelho, patrono da imprensa catarinense, nascido em 30 de setembro de 1806.

Segundo o presidente da ACIF, Sander DeMira, por oferecer informação de qualidade para o debate, a imprensa tem papel fundamental na construção de uma Capital melhor para todos. “Acreditamos no jornalismo como ferramenta de discussão das questões da cidade, porque cada jornalista colabora de alguma forma para melhorá-la ao escrever sobre ela. E é por isso que temos muito orgulho desta premiação”, destacou. Parceira da premiação, a Associação Catarinense de Imprensa (ACI), prestou homenagem a ACIF, entregando o Troféu Prensa, uma réplica da primeira prensa do estado, pelo centenário da entidade empresarial. “Pelo relevante trabalho e empenho desta entidade em buscar sempre o melhor para a cidade, e por sempre estimular e respeitar a imprensa livre e as boas produções jornalísticas”, disse Ademir Arnon, presidente da ACI.

Em 2015, a premiação integrou o calendário comemorativo pelos 100 anos da ACIF, completados em maio, e por isso destacou as melhores produções jornalísticas relacionadas ao desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços em Florianópolis nos últimos cem anos.   Os trabalhos foram avaliados por profissionais de comunicação, da área de administração e empresários de atuação relevante no estado, além de um representante da ACIF. Os sete jurados – Celso Vicenzi, Juliana Pamplona, Juliano Pereira, Luis Fernando Assunção, Marcos Bedin, Rodrigo Rossoni e Sérgio Casalecchi – levaram em consideração critérios como contribuição ao modelo empresarial e ao setor produtivo de Florianópolis; relevância do tema, abordagem, profundidade e qualidade (técnica, precisão, clareza, didatismo, linguagem, correção e criatividade).

 

Vencedores 5ª edição Prêmio ACIF de Jornalismo

Prêmio Especial do Júri
- Paulo Clóvis Schmitz, do Jornal Notícias do Dia, com a reportagem O comércio que resiste.

Telejornalismo - Iuri Grechi, da RIC TV Record, com a reportagem Série Inovação 1 e 2.

Impresso - Paulo Clóvis Schmitz, do Jornal Notícias do Dia, com a reportagem O comércio que resiste.

Webjornalismo – Joyce Reinert, do Jornal Notícias do Dia, com a reportagem Cem anos de ‘O Estado’.

Radiojornalismo – Cristian Delosantos, da CBN Diário, com a reportagem Mercado Público: mais de um século de comércio.

leia mais