CENTENARIO_ACIF_festa aniversario_ex-presidentes_carlo manfroi story studio 1

Mais de mil pessoas lotaram o Teatro Ademir Rosa para acompanhar a festa do centenário, marcada por homenagens, posse da nova diretoria e show de Erasmo Carlos.

 

“Amanhã será o primeiro dia dos nossos próximos 100 anos”, disse o presidente Sander DeMira, no evento de comemoração ao centenário da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), realizado na quarta-feira, 13 de maio, no CIC. Ao mesmo tempo em que recordou ações da entidade, importantes para o desenvolvimento da cidade, como a vinda da agência do Banco do Brasil, das emissoras de televisão e a construção da Ponte Hercílio Luz, DeMira falou do futuro. “Desejo que lá em 2115 as pessoas lembrem da nossa união, do comprometimento e de nossa determinação para a construção de uma cidade melhor para todos. Que nossos filhos e netos possam ver impressas nossas digitais nas obras, nas leis, nas empresas do futuro e que se sintam orgulhosos, assim como temos orgulho de estar aqui lembrando do trabalho de nossos fundadores ao unir pessoas e empresas”, destacou. De acordo com o presidente, todos os projetos que permitam o desenvolvimento sustentável da cidade terão apoio da ACIF. “Ainda lutamos pela ampliação do aeroporto e por outras obras e inciativas que mantenham a Capital na rota do crescimento”, completou DeMira.

CENTENARIO_ACIF_festa aniversario_publico presente_carlo manfroi story studio 2

O evento reuniu um grande público no Teatro Ademir Rosa, entre associados, empresários de todo o estado, representantes de entidades de comunicação e de associações empresais e autoridades políticas. Segundo o prefeito da Capital César Souza Júnior, conhecer um pouco mais da história e das bandeiras pelas quais a ACIF lutou e continua lutando mostra o tamanho da responsabilidade do poder público para manter a cidade crescendo. “Que a ACIF siga exercendo seu papel principal de condutora no desenvolvimento de Florianópolis e que juntos possamos fazer a Associação ainda mais forte para fazer uma cidade mais forte e produtiva”, afirmou.

CENTENARIO_ACIF_festa aniversario_nova diretoria_carlo manfroi story studio 3

Além das comemorações pelo centenário da entidade, com homenagens aos que ajudaram a construir a história da Associação, o evento foi marcado pela posse da nova diretoria, que comandará a ACIF até 2017. Junto com DeMira assumiram seus cargos os empresários Juliano Richter Pires, como 1º vice-presidente, e Rodrigo Estrázulas Rossoni, como 2º vice-presidente, além dos diretores executivos, diretores setoriais e conselheiros. “Tenho muito orgulho de assumir um segundo mandato nesse momento histórico. Agradeço a todos os nossos associados que me permitiram estar aqui neste dia memorável”, disse DeMira.

CENTENARIO_ACIF_festa aniversario_show erasmo carlos_carlo manfroi story studio 4

O presidente do Conselho Superior da ACIF, Doreni Caramori Junior, disse que a ACIF tem muito mais que cem motivos para comemorar e que tem ciência da sua responsabilidade em relação ao setor produtivo e às comunidades de Florianópolis. “A agenda do centenário segue por todo o ano, com iniciativas para mostrar a todos o tamanho da Associação. Temos bandeiras em nossa pauta como a reforma tributária e política que ainda não foram atendidas e terão toda nossa atenção”, reforçou.

A festa foi encerrada em grande estilo, com show especial de Erasmo Carlos para os convidados.

Homenagens e medalhas
Durante a solenidade, foi realizada uma série de homenagens a personalidades e empresários de destaque.  A Ordem do Mérito Empresarial, maior condecoração concedida pela ACIF, foi uma homenagem in memoriam ao empresário João Batista Murad, o Beto Carrero, pela contribuição econômica, social e cultural com a construção do parque Beto Carrero World. A Medalha Carl Hoepcke, referência a um dos maiores empreendedores da Capital e fundador da Associação, foi entregue ao empresário Péricles Druck, do Grupo Habitasul, e a Silvia Hoepcke, da Bordados Hoepcke, empresa fundada por seu bisavô Carl em 1913. Já a Medalha Emílio Blum, distinção dirigida a entidades e personalidades de destaque, foi concedida ao ex-tenista Gustavo Kuerten, ídolo nacional, e ao produtor cultural Valdir Dutra, um dos ícones da cultura local.

Outros 28 nomes, como Charles Edgar Moritz (in memoriam), Dalton João de Andrade, Beto Barreiros, Mário Petrelli Filho, Ronaldo Koerich, Valério Gomes e Victor Sebem Ferreira (in memoriam) foram escolhidos pelos ex-presidentes Ody Varella, Osvaldo Moritz, Fernando Demetri, Vinícius Lummertz, Alaor Tissot, Dilvo Tirloni e Doreni Caramori Junior e receberam homenagem especial por terem diretamente contribuído com o crescimento da ACIF.

leia mais