acif-centenario-passeio guiado-centro historico-100 anos-carlo manfroi story studio

Na comemoração do centenário, a ACIF promove neste sábado, 22 de agosto, o Passeio Guiado pelo Centro Histórico de Florianópolis. A caminhada vai destacar a história de desenvolvimento das tradicionais ruas Felipe Schmidt, Trajano, Conselheiro Mafra e Jerônimo Coelho, contar mais sobre a construção do Mercado Público e da Catedral Metropolitana e sobre a vida de personalidades florianopolitanas como Victor Meirelles. Esse é o roteiro do passeio guiado pelo centro histórico da cidade, realizado pela Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF). Após ter feito uma edição comemorativa para o centenário, a entidade realiza agora caminhadas especiais, abertas à participação da comunidade. A primeira é neste sábado (22).

“O sucesso foi tanto que recebemos diversos pedidos de pessoas interessadas em participar. Por aí podemos perceber que muita gente quer conhecer e aprender mais sobre a cidade”, diz o diretor da Regional Centro da ACIF, Luiz Carlos Padilha, que coordena a iniciativa. Segundo o presidente da entidade, Sander DeMira, essa é a intenção da ação. “Ao relembrar a história, resgatamos e ajudamos a construir novas memórias, que vão nos ajudar a pensar no futuro de nossa cidade”, destaca DeMira.

O passeio, com início marcado para as 9h30 e com duração de cerca de duas horas, contará com guias turísticos especializados da Floripa Click Tour e a participação da historiadora da ACIF, Elisiana Castro, que fez a pesquisa dos últimos cem anos de Florianópolis. Serão apresentadas as particularidades de pontos turísticos e referências comerciais, mostrando também a direta ligação da Associação à vida e ao desenvolvimento de Florianópolis.

No dia 3 de outubro está prevista mais uma edição da caminhada ACIF aberta à comunidade, que também já recebe pré-inscrições pelo email eventos1@acif.org.br. Mais informações pelo telefone (48) 3244-5578.

leia mais